5º Batalhão de Suprimento
Na década de 30 do século passado, Curitiba com cerca de cinquenta mil habitantes, vivia um outono agradável e com temperaturas mais amenas, fruto da aproximação de mais um inverno.
Foi nesse cenário que, há 87 anos, iniciou-se a trajetória do 5º Batalhão de Suprimento. Mais precisamente, no dia 24 de maio de 1934 (Aniversário do Batalhão), através do Decreto nº 24.287, com a criação do Serviço de Subsistência Militar, unidade diretamente subordinada a 5ª Região Militar, que se estabelecera na Avenida João Negrão esquina com a atual Avenida Silva Jardim, onde permanece até os dias atuais.
Após três anos de sua criação, em 1937, a denominação da Unidade é alterada de Serviço de Subsistência Militar para Estabelecimento de Subsistência da 5ª Região Militar, permanecendo com essa denominação até 1949, quando recebeu o nome de Estabelecimento Regional de Subsistência da 5ª Região Militar.
Em Curitiba funcionavam os armazéns de forragens e re-embolsáveis e no município de Palmeira, na “Fazenda Baronesa”, eram cultivados os alimentos e criados os animais para abate que supriam as necessidades dos armazéns localizados na capital paranaense. Em 1976, o Serviço mudaria sua denominação para Depósito Regional de Subsistência.
Para atender o novo direcionamento das atividades logísticas e a nova estruturação da Força Terrestre, a 5 de dezembro de 1990, por meio da Portaria Ministerial Reservada nº 021, foram extintos o Depósito Regional de Subsistência/5 (DRS/5), o Depósito de Material de Intendência/5 (DRMI/5) e o Depósito de Material de Saúde/5 (DRS/5), passando a constituírem juntos, nesta sede, o 5º Batalhão de Suprimento. Nesta transformação, o Batalhão assumira os encargos referentes às atividades desenvolvidas pelos extintos Depósitos Regionais.
O 5º B Sup teve sua composição atual finalizada em janeiro de 1992, com a incorporação da 2ª Companhia de Suprimento, que permaneceu na cidade de Palmeira, PR, após a extinção do Depósito Regional de Armamento e Munição da 5ª RM, com origem em 1947.
É hoje, o maior Batalhão Operacional do Sul do Brasil, contando com 18 milhões de metros quadrados, com sede central em Curitiba-PR e a 2ª Companhia de Suprimento em Palmeira-PR.
Esta tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro é subordinada diretamente à 5ª Região Militar, Região Heróis da Lapa, e é a responsável pelo suprimento de todas as Unidades Militares na área da 5ª RM, distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, cuja missão síntese é “Suprir as Organizações Militares apoiadas com precisão e oportunidade. E ainda, transportar e controlar de maneira eficaz o estoque de suprimento regional.”
Alimentos, Fardamentos e Equipamentos, Armamento e Munição, Material de Saúde e Viaturas, são os principais itens que fazem parte do fluxo constante de suprimento que são recebidos, gerenciados e fornecidos por este Órgão Provedor às 52 Organizações Militares e 19 Tiros de Guerra.
Para que o 5º B Sup cumpra sua atividade fim - o Suprimento, o Batalhão conta com profissionais comprometidos e em constante aperfeiçoamento. Nesse grupo, não se pode deixar de mencionar todos aqueles que já serviram no Aquartelamento da Ponte Preta, como carinhosamente é conhecido por seus antigos Comandantes, Oficiais e Praças, que, com o trabalho anônimo, trabalharam e trabalham para a evolução deste Órgão Provedor.
No passado, no presente e no futuro, nossa fonte inspiradora é o constante desafio de "Suprir sempre, cada vez melhor!"