Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

cap correa lima

História do CPOR/PA

             Consoante com a iniciativa do Capitão Correia Lima, que, em 1927, obteve êxito na criação de unidade militar semelhante, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA) foi criado em 31 de janeiro de 1928 inicialmente com a denominação de Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da 3ª Região Militar. (Documento Histórico).

            No início de suas atividades o Centro só contava com os cursos de formação de oficiais de Infantaria, Cavalaria e Artilharia e sua primeira sede instalou-se no prédio do Comando da 3ª Região Militar, construção neoclássica localizada na Rua dos Andradas e preservada em excelentes condições, onde hoje continuam a funcionar órgãos do Comando da 3ª Região Militar.

            Ainda em fase de organização, o Centro esteve no foco dos acontecimentos da Revolução de 30, tendo parte de seu efetivo aderido ao movimento e colaborado com a conquista da munição do paiol de munições do Morro Santa Tereza, nas instalações do Curso de Cavalaria, que permitiu aos revoltosos dominar a guarnição militar de Porto Alegre, as demais guarnições do Estado e levar a revolução vitoriosa até ao Rio de Janeiro, capital federal à época.

            Em 1932, a sede do Centro foi transferida para uma casa alugada, ainda existente e em excelentes condições de preservação, no número 812 da Rua dos Andradas.

            Em 1934, ocorreu nova mudança de sede para outra casa alugada, também preservada, na Rua 13 de Maio - atual Getúlio Vargas - no número 1570; pouco depois, em 1936, outra mudança de sede ocorreu para um prédio - ainda existente no local - na mesma rua, no número 1521.

            Em 1938 registrou-se a primeira participação do CPOR no Desfile Militar de 7 de Setembro com seus três cursos reunidos, tradição que se mantém até os dias atuais.

            Finalmente, em 1940, por ordem do General Estevão Leitão de Carvalho, Comandante da 3ª Região Militar, as instalações foram concentradas no local onde já funcionava o Curso de Cavalaria, na Estrada do Laboratório, atual Rua Correia Lima.

            Naquele período, o Centro estava empenhado no esforço de preparação para o conflito armado que se avizinhava. Em 25 de julho de 1944, a Unidade participou de um desfile militar no centro da cidade em comemoração pelo desembarque em solo italiano da tropa da Força Expedicionária Brasileira, que já contava com vários de seus ex-alunos em seu efetivo. Ao final daquele ano foram formados 701 aspirantes-a-oficial na maior turma já formada pelo estabelecimento de ensino.

            No ano de 1942, foram criados dois novos cursos, o de Engenharia e o de Intendência.

            A OM conta com longo histórico de participação nas atividades da Guarnição de Porto Alegre, que vai da luta contra a enchente de 1941 até à participação nos desfiles cívicos; por longos períodos, coube aos alunos das armas montadas o privilégio de abrir o desfile como guarda das Bandeiras Históricas em virtude do Centro possuir cavalhada de qualidade e tropa de alunos adestrada para essa missão. Essa tradição equestre teve fim em 1986, ano que ficou marcado pela saída da cavalhada do CPOR em virtude da evolução da instrução nos cursos de Cavalaria e Artilharia e a racionalização da estrutura de ensino.

            Sempre evoluindo, em 28 de fevereiro de 1953, por meio do Aviso nº 129, foi criado o curso de Saúde, com duração de 1 (um) ano, voltado a formação dos Sargentos de Saúde do Exército. Esse curso permaneceu sendo realizado no CPOR/PA até o ano de 1962.

            No ano de 1966, o CPOR/PA recebeu a Ordem do Mérito Militar em reconhecimento pelos serviços prestados, honraria de destaque para uma organização militar, que, à época, contava somente com trinta e oito anos de existência.

            A partir de 1973, neste Estabelecimento de Ensino passou a se desenvolver a formação militar de oficiais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários (OMFDV) por meio do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) selecionados para o serviço ativo, fato que aumentou o vínculo do Centro com a sociedade porto-alegrense, origem da maioria dos convocados.

            Em 1993, um grupo de ex-alunos, motivados pelos laços que ainda mantinham com a OM e os vínculos de amizade com os companheiros dos tempos de caserna, criaram a Associação de Ex-Alunos e Amigos do CPOR/PA, que em 2008 passou a denominar-se Associação dos Oficiais R/2 do Rio Grande do Sul-CPOR/PA. Tal entidade, além de congregar ex-alunos, tem se destacado pelo apoio às atividades do Centro, pelos trabalhos desenvolvidos em prol deste Estabelecimento de Ensino e de sua comunidade de oficiais, praças, alunos e funcionários.

            No ano de 1998, o CPOR/PA, sob a coordenação da 3ª Região Militar, inicia a formação dos oficiais técnicos temporários (OTT), com a criação do Estágio de Serviço Técnico (EST), recrutando e formando profissionais possuidores de nível superior nas diversas áreas administrativas de interesse do Exército.

            Em 2000, convênio firmado entre a 3ª RM e o Colégio Farroupilha resultou na criação da Escola de Instrução Militar, que é desenvolvida pelo CPOR/PA, permitindo aos alunos do Colégio a prestação do serviço militar obrigatório em tempo reduzido e nas suas instalações.

            Outro importante evento no ano de 2000, foi a criação do Curso de Comunicações. A partir daquela data, este Centro passou a formar oficiais temporários das 5 (cinco) Armas do Exército Brasileiro e do Serviço de Intendência.

            Em 24 de abril de 2010 as instalações de uma antiga escola pública existente no interior do aquartelamento foram cedidas para reforma e uso pelo Colégio Farroupilha, que ali instalou a Unidade Correia Lima, dedicada ao ensino fundamental de caráter social com excelentes resultados.

            Anualmente, no dia 4 de novembro, Dia do Oficial Temporário, o CPOR comemora seus feitos, destacando seu maior tesouro e razão de ser do Centro: um grupo de mais de dezesseis mil ex-alunos, líderes formados para o Exército e para a Sociedade.
Fonte: Acervo Histórico do CPOR/PA.

 sede01
1ª Sede
Janeiro 1928 a Dezembro 1932
Atual 3ª RM
      sede02
2ª Sede
Dezembro 1932 a Abril 1934
Atual Rua dos Andradas 812
     

sede03
3ª Sede
Abril 1934 a Fevereiro 1936
Atual Av. Getúlio Vargas, 1570

 

 sede04
4ª Sede
Fevereiro 1936 a Junho 1940
Atual Av. Getúlio Vargas, 1521

     
sede05

5ª Sede
Junho 1940 até os dias atuais
Laboratório Pirotécnico – Atual CPOR/PA

Fim do conteúdo da página