Proposta Pedagógica do CPOR/PA
A proposta pedagógica do CPOR tem como meta principal, na execução do processo ensino-aprendizagem, proporcionar uma educação integral que ofereça aos alunos a formação necessária ao aspirante-a-oficial da reserva de 2ª classe, bem como o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro.
Para isso, basear-se-á nos seguintes fundamentos de ensino do Exército:
1) definição de um núcleo essencial do conhecimento (CORE);
2) auto-aperfeiçoamento por meio do “aprender a aprender”;
3) o aluno como centro do processo ensino-aprendizagem e o instrutor/monitor como facilitador da aprendizagem;
4) a contextualização e a interdisciplinaridade;
5) avaliação contínua, integral e, principalmente, formativa;
6) desenvolvimento e avaliação da área afetiva;
7) preservação dos valores militares por intermédio do estudo da história militar;
8) desenvolvimento nos alunos do hábito e gosto pela leitura;
9) desenvolvimento nos alunos da capacidade de interagir e interrelacionar-se com outros indivíduos, com base nos trabalhos de equipe; e
10) fornecer aos alunos conhecimentos das condicionantes que podem transformar os chefes militares em líderes.