27º Batalhão Logístico
As origens do Vigésimo Sétimo Batalhão Logístico remontam a 15 de maio de 1946, com a criação do 5º Pelotão de Reparação Auto. A implantação desse pelotão, no quartel da 5ª Região Militar, na Praça Rui Barbosa, se justificou pelo contato com a estrutura bélica americana, durante a II Guerra Mundial, o que motivou o Exército a criar, em seu Quadro Organizacional, as OM Logísticas de Manutenção. A partir de 16 de fevereiro de 1950, foi criada a 5ª Companhia Leve de Manutenção com o intuito de se adequar à crescente demanda de missões. Para tal, ampliaram-se as dependências do extinto pelotão no aquartelamento da Praça Rui Barbosa, bem como houve o reforço em pessoal e material.
Diante da necessidade das OM de apoio ao combate, de acompanhar o processo evolutivo das máquinas de guerra mais avançadas, e, ainda, de adequar a capacidade operacional à grandeza e diversidade das missões, a Portaria Ministerial Reservada n° 061, de 28 de dezembro de 1972, extinguiu a 5ª Cia Lv Mnt e criou o 27º Batalhão Logístico. Assim, a recém-criada OM de Logística da 5º Região Militar transferiu-se, nos anos de 1972 e 1973, para o aquartelamento da "Ponte do Bacacheri", sito à Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 1874 - Bacacheri, Curitiba (PR), dependências que pertenciam ao antigo Depósito Regional de Armamento e Munição da 5ª Região Militar – DRAM/5.
No dia 31 de maio de 1973, deu-se a completa desativação da 5ª Companhia Leve de Manutenção e o início do funcionamento do 27° B Log. A OM continuou a dividir espaço com o DRAM/5 até o ano de 1975, quando este foi deslocado para a cidade de Palmeira, e, também, com o PqRArmt/5, que teve seu nome modificado para PqRMnt/5 e ganhou suas próprias instalações em 1982. Todavia, cabe destacar que no ano de 1925 instalou-se neste mesmo endereço 6 (seis) pavilhões paralelos à Av. Erasto Gaertner, onde foram desdobradas as Oficinas de Reparação da 5ª Região Militar, célula embrionária do 27° Batalhão Logístico.
No ano de 2016 o 27º Batalhão Logístico recebeu a denominação histórica de: ‘‘BATALHÃO CORONEL SYLVIO CHRISTO MISCOW’’, uma vez que o, então, Cap Miscow foi o primeiro comandante da 5ª Companhia Leve de Manutenção, nos idos dos anos de 1950.
Atualmente, o 27º B Log, subordinado à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, presta apoio a todas as suas organizações militares diretamente subordinadas, além dos Grandes Comandos (G Cmdo) da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), da 5ª Região Militar (5ª RM) e da Artilharia Divisionária da 5ª DE (AD/5). Sabe-se que o 27º B Log tem como tarefa o apoio direto a 26 quartéis distribuídos nos estados do PR e SC.
Ao longo de sua existência, o Batalhão especializou milhares de militares, tornando-os aptos ao cumprimento das diversas atividades logísticas afins, como: transporte, suprimento, manutenção, salvamento e engenharia.
Para tanto, o Batalhão tem seu efetivo distribuído em: Estado-Maior; Base Administrativa; uma Companhia Logística de Manutenção; uma Companhia Logística de Suprimento; uma Companhia de Comando e Apoio e uma Companhia Logística de Transporte.
O 27º B Log somos todos nós, dos pioneiros aos militares do presente, com o compromisso de mantermos o alto padrão da Logística do Exército Brasileiro, seguindo sempre o seu lema: “Somos UM corpo aguerrido!”