3º Batalhão de Suprimento
O 3º Batalhão de Suprimento foi criado pelo Decreto nº 90028 de 08 Ago 84, e organizado pela Port. Min. nº 88 - Res., de 20 Set 84, com sede em Canoas - RS, hoje Município de Nova Santa Rita, tendo iniciado suas atividades a partir de 1º Jan 85, absorvendo as OM abaixo que foram extintas :
- DRMM/3 (Depósito Regional de Moto Mecanização 3)
- DRMI/3 (Depósito Regional de Material de Intendência 3)
- DRAM/3 (Depósito Regional de Armamento e Munição 3)
- DRMS/3 (Depósito Regional de Material Sanitário 3)
- 3ª Cia Sup Eng Dep e Mnt (3ª Cia de Suprimento de Engenharia Depósito e Manutenção)
- 3ª Cia Sup Motomecanização (3ª Cia de Suprimento de Motomecanização)
- 3ª Cia Dep Mat Int (3ª Cia Depósito de Material de Intendência)
- 3ª Cia Dep Armt e Mun (3ª Cia Depósito de Armamento e Munição)
Posteriormente, em 1º Jul 89, absorveu o DRS/3 (Depósito Regional de Subsistência) e a 3ª CDS (Cia. Depósito de Suprimento), completando o 3º B Sup.
No ano de 2004 o 3º B Sup recebeu a denominação histórica de "Batalhão Marechal Bitencourt", e um Estandarte Histórico.
Em 8 de agosto de 1984, por meio da Portaria nº 90.028, foi criado o 3º Batalhão de Suprimento, a partir da fusão de 10 Organizações Militares diretamente subordinadas à 3ª Região Militar: o Depósito Regional de Subsistência/3, o Depósito Regional de Material de Intendência/3 e a 3ª Companhia-Depósito de Material de Intendência, o Depósito Regional de Armamento e Munição/3 e a 3ª Companhia Depósito de Armamento e Munição, o Depósito Regional de Material de Saúde/3, o depósito Regional de Motomecanização/3 e a 3º Companhia de Suprimento de Material de Motomecanização, a 3ª Companhia de Suprimento Engenharia Depósito e Manutenção, e a 3º Companhia Depósito de Suprimento, centralizando, assim, a atividade de suprimento das diversas Classes em um mesmo local e possibilitando uma melhor organização tanto do efetivo como do material existente.
Situado às margens do Rio dos Sinos, no município de Nova Santa Rita/RS, o 3º Batalhão de Suprimento tem uma área total de cerca de 530 hectares e uma área construída de mais de 62 mil m², dos quais aproximadamente metade corresponde a armazéns de suprimento.
Por meio da Portaria nº 802, de 24 de novembro de 2004, recebeu a denominação histórica de Batalhão Marechal Bitencourt, Patrono do Serviço de Intendência, e a concessão de um estandarte histórico herdados do 19º Batalhão Logístico pela gloriosa participação de sua companhia de Intendência na campanha da FEB.
O 3º Batalhão de Suprimento tem a missão institucional de receber, controlar, armazenar e distribuir suprimentos das diversas classes para as 114 Organizações Militares, localizadas na área de responsabilidade da 3ª Região Militar, sendo, a partir de 31 de Janeiro de 2017, diretamente subordinado ao 3º Gpt Log. Para isso, conta com um efetivo de até 750 militares, distribuídos em três Companhias de Suprimento e uma Companhia de Comando e Serviço, o que o torna a maior organização militar logística da América Latina. Ao longo desses 34 anos, o 3º Batalhão de Suprimento modernizou-se, acompanhando as mudanças na doutrina da logística militar terrestre, e colocando em prática conceitos como sustentabilidade e excelência gerencial. Ciente de seu papel junto à sociedade, desenvolve ações cívico-sociais voltadas às comunidades mais carentes, além de, a partir de 2011, aderir ao Programa Forças no Esporte, assistindo 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o apoio da Prefeitura Municipal. Além disso, o 3º Batalhão de Suprimento tem a missão de formar o soldado reservista de 1ª categoria, e, ainda, inutilizar e destruír armas, munições e explosivos apreendidos pelos órgãos de segurança pública no âmbito do Rio Grande do Sul.