Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Ex-Aluno destaque: Felipe Flores Pinto

Felipe Flores Pinto, alistou-se para o serviço militar obrigatório no ano de 1993, tendo sido chamado no ano de 1994 para servir como aluno neste Estabelecimento de Ensino. Durante o período de formação básica, mostrou-se um aluno exemplar, destacando-se nas diversas atividades propostas do curso e lapidando seus valores nas instruções do campo básico. Após o término deste período, optou o Serviço de Intendência para qualificar-se, principalmente pelo fato de identificar-se com as atividades da Rainha da Logística, no qual manteve a dedicação e espírito de cumprimento de missão que havia demonstrado anteriormente. Ainda que mostrasse ser um excelente militar, Felipe optou por seguir outra profissão, voltando-se à área da diplomacia. Atualmente, ocupa o cargo de Cônsul Geral Adjunto no Consulado Geral do Brasil em Istambul, na Turquia. Porém, continua externando os valores militares que adquiriu na Academia do Morro.

1   2

O Diplomata conta que depois de ser matriculado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, pode desenvolver atributos e valores que o acompanham até os dias atuais. Sua escolha de se tornar um Aspirante a Oficial/R2 foi muito importante para seu desenvolvimento técnico-profissional, potencializando suas capacidades como indivíduo e o ajudando a conhecer seus próprios limites.

Em 1995, já findado o seu tempo no CPOR/PA, Felipe participou do Estágio de Instrução e Preparação de Oficiais Temporários (EIPOT) por um mês, como Aspirante a Oficial, no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado em Bagé, Rio Grande do Sul. Neste referido Estágio, aprimorou ainda mais os seus conhecimentos e desenvolveu sua liderança, resiliência e dedicação.

Após esse período de Estágio de Instrução, Felipe decidiu-se concentrar no término do seu ensino superior. Então, em 1998 se formou no Curso de Direito, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Posteriormente, trabalhou como advogado entre os anos de 1999 e 2000, e a partir de 2001, tornou-se Diplomata, cargo que ocupa até o presente momento. Entre 2005 e 2010, esteve na Embaixada Brasileira em Teerã, no Irã. De 2010 até 2013, trabalhou na Embaixada Brasileira em Viena, na Áustria. No final de 2013 e início de 2014, realizou seus serviços na Embaixada Brasileira em Seul, na Coreia do sul. Retornou ao Brasil em 2014 para trabalhar como Oficial Diplomático na Vice-Presidência da República e, no final de 2016, foi Oficial de Protocolos na Presidência da República. Em 2017 ficou 11 meses como Chefe da Divisão do Japão e da Península Coreana tendo a partir daí começado a trabalhar no Consulado-Geral do Brasil em Istambul, na Turquia, local em que trabalha até os dias atuais.

3

Felipe relatou que a sua passagem pela Academia do Morro foi um diferencial em sua vida, tendo desenvolvido diversos atributos que facilitaram a sua inclusão no mercado de trabalho. A hierarquia e a disciplina aprendidas na rotina castrense puderam auxiliá-lo em sua profissão e os seus valores lapidados geraram excelentes serviços prestados.

Felipe Flores Pinto, foi condecorado com as seguintes medalhas:

4

Medalha do Pacificador :Condecoração criada para galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado assinalados serviços ao Exército brasileiro, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

5

 

Medalha Mérito Santos Dummont: Condecoração brasileira criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira ou em reconhecimento de suas qualidades e valor em relação à aeronáutica.

 

6

 

Medalha da Vitória: Conferida aos militares das Forças Armadas, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares e às organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão dos feitos da Força Expedicionária Brasileira e dos demais combatentes brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial, participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País, integrado missões de paz, prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Em 2017, Felipe Flores Pinto entrou para a galeria dos Ex-Alunos destaques deste Centro, principalmente pela sua brilhante e gloriosa carreira na sociedade civil, servindo como exemplo para as próximas gerações de Aspirantes R/2 e da missão do CPOR/PA, de servir líderes para o Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página