COMUNICAÇÕES
A Arma de Comunicações é a arma de apoio ao combate que proporciona aos comandantes, nos diversos escalões, os meios da ciência do controle, necessários à aplicação da arte do comando e apoio ao comando no exercício da coordenação e do controle sobre seus elementos subordinados.
Símbolo da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, aprovado pelo Decreto Nº 49.103, de 11 de Outubro de 1960.
Seus integrantes podem se especializar nas capacidades necessárias ao controle das dimensões eletromagnética e cibernética do Espaço de Batalha. Essas capacidades são essenciais para impedir ou dificultar a liberdade de ação do opoente, facilitar a condução das operações da F Ter e apoiar a obtenção de dados para a Inteligência.
ELETROMAGNÉTICA
CIBERNÉTICA
O soldado das Comunicações possui formação técnica, altamente especializada, e é capaz de cumprir variada gama de atividades e tarefas em apoio aos comandantes dos elementos da Força Terrestre.
O Patrono das Comunicações é o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, desbravador das fronteiras brasileiras e indigenista. Seu dia é comemorado em 5 de maio, data natalícia de Rondon.
MISSÃO
As Comunicações – a Arma do Comando – proporcionam as ligações necessárias aos escalões mais altos que exercerão a coordenação e o controle de seus elementos subordinados antes, durante e após as operações. Além disso, atua no controle do espectro eletromagnético, por meio das atividades de Guerra Eletrônica, para impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, facilitar as próprias comunicações e obter informações. No campo da cibernética, visa à proteção cibernética do Sistema de Comando e Controle do Exército, assegurando a capacidade de atuar em rede com segurança, bem como a coordenar e a integrar a proteção das infraestruturas críticas da informação sob responsabilidade do Exército
Arma do Comando tem como missão: INSTALAR, EXPLORAR, MANTER E PROTEGER o Sistema de Comunicações, indispensável ao comando e controle das Organizações Militares do Exército Brasileiro em operações
Atualmente, as Comunicações propiciam a coordenação e o controle nos mais variados níveis de comando: antes, durante e depois das operações. Dessa forma, a Arma integra todos os escalões, instalando, explorando, mantendo e protegendo as ligações necessárias.
Assim, a Arma de Comunicações acompanha todos os avanços tecnológicos ligados às áreas de telecomunicações e da tecnologia da informação, a fim de manter-se sempre atualizada. Na Era da Informação e do Conhecimento, as comunicações estão presentes em todos os sistemas corporativos do EB, sejam eles estratégicos ou táticos, em apoio às operações de guerra ou não guerra.
INSTALAR
EXPLORAR
MANTER