Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 Março 2021 08:00

3º Batalhão Logístico

Pertence ao 3º Batalhão Logístico, “ Batalhão Presidente Médici”, a herança histórica do antigo 12º RCI, extinto em 31 Out 68. São mantidos e conservados até os dias atuais, o acervo arquitetônico daquela valorosa Unidade de Cavalaria. Em destaque em nossa OM; o monumento ao cavalo; a mensagem aos pósteros, no saguão de entrada, o portão do Umbú e muitos outros artefatos, devidamente organizados em nosso museu.

         Após sua extinção, o Quartel do 12º RC foi ocupado pelo “Grupamento Logístico”, hoje 3º Batalhão Logístico. Embora de natureza diversa de uma Unidade de Cavalaria, sente-se a existência viva de vínculos sentimentais entre aquela antiga Unidade e o atual 3º B Log.


          O Grupamento Logístico, que ocupou as instalações do antigo 12º RC, começou a ser moldado pelo Decreto Lei nº 6.844, de 01 Set 44, que criou a 3ª Cia Média de Manutenção, em Bagé – RS, constituindo-se numa “Unidade Orgânica de Manutenção” da 3ª Divisão de Cavalaria.

         De acordo com o Aviso nº 2770, de 09 Set 44, estas Unidades deveriam ser organizadas junto aos Regimentos Moto-Mecanizados das respectivas Divisões de Cavalaria (DC), dos quais dependeriam como subunidades vinculadas, até ulterior deliberação.

          No livro histórico do 3º Regimento Moto-Mecanizado (3º RMM), atual 3º R C Mec, está registrado que: “ A 08 Mar 45, cumprindo ordens superiores, foi organizada, neste Regimento, ficando a ele adida como Subunidade, Sob o Comando do Capitão JACIR SIMORINI GAERTNER, a 3ª Cia Média de Manutenção, que se instalou no prédio alugado pelo Ministério da Guerra, de propriedade da Sociedade Portuguesa de Beneficência”.

Seguindo-se o curso da história, em 22 Dez 71, pelo Decreto nº 01-RES e Portaria Ministerial nº 043, de 22 Dez 71, o Grupamento Logístico da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada teve a sua denominação alterada para 3º Batalhão Logístico. Esta modificação entrou em vigor a contar de 01 Jan 72, marcando assim, definitivamente, a criação do 3º Batalhão Logístico, o Primeiro do Brasil.

O 3º Batalhão Logístico, desde a transformação do Grupamento Logístico da 3ª Bda C Mec, recebeu o título de “O PRIMEIRO”.

          Este título justifica-se pelo fato de o 3º Batalhão Logístico ter sido a primeira Unidade Militar de Logística do Exército Brasileiro a ter o privilégio de iniciar suas atividades com essa estrutura organizacional, razão pela qual é considerado e chamado “O PRIMEIRO” do Exército Brasileiro e do Brasil.

m 1999 foi concedida ao 3º Batalhão Logístico a denominação histórica de: “Batalhão Presidente Médici”, em homenagem ao ilustre Bageense – Oficial General do Exército Brasileiro que foi Presidente da República e serviu nestas instalações como Oficial subalterno, de Cavalaria, no antigo e extinto 12º Regimento de Cavalaria (12° RC).

registrado em:
Fim do conteúdo da página