Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 Março 2021 08:00

Depósito de Subsistência de Santa Maria

O DSSM começou suas atividades em Santa Maria-RS no ano de 1933, com a denominação de Armazém nº 02 do Estabelecimento de Subsistência Militar da 3ª Região Militar. De 1933 até 1975, ele foi diretamente subordinado ao então Estabelecimento Regional de Subsistência da 3ª RM, com sede em Porto Alegre, seu pessoal, seu material, suas instalações, tudo pertenceu a essa Unidade e aqui se encontrou destacado.

Sua missão inicial foi suprir com gêneros e forragens os Corpos de tropa de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Rosário do Sul e São Gabriel.

O primeiro aquartelamento do Armazém nº 02, foi na esquina das ruas Serafim Valandro com Venâncio Aires, onde hoje se localiza a Igreja Assembléia de Deus.  Somente por volta de 1939, veio para o local onde até hoje se encontra.

Em 1940, o Exmo Sr Ministro da Guerra autorizou a construção do novo Armazém em Santa Maria, o qual foi inaugurado em Fevereiro de 1942 e teve a denominação de “Armazém Mal Floriano Peixoto”.

Em Setembro de 1942, o Armazém, por intermédio do Anexo Reembolsável nº 02, passou fornecer gêneros diversos à família militar da cidade. Assim, aqui funcionou armarinho, açougue, alfaiataria, padaria, farmácia e moagem de café.

Porém, a medida que o Exército foi se modernizando e a infra-estrutura civil se expandindo, os serviços prestados pelo Anexo Reembolsável nº 02 não mais se fizeram necessários. Encerraram-se pouco  a pouco os serviços de apoio assistencial, mantendo-se apenas o apoio logístico de gêneros e forragens.

Em 04 de Agosto de 1975, o Depósito de Subsistência foi criado, através do DEC nº 76.076, ficando vinculado  administrativamente ao DRS/3 sendo desvinculado somente em 01 de Julho de 1989.

Tendo uma experiência de 85 anos, o Depósito desempenha com qualidade sua missão de suprimento, procurando fazê-lo cada vez melhor, mesmo dispondo de reduzido espaço físico nas suas instalações, buscando a modernização que permita a excelência do seu trabalho e a satisfação dos que nele servem.

registrado em:
Fim do conteúdo da página