11ª COMPANHIA DE COMUNICAÇÕES MECANIZADA
11ª CIA COM MEC HISTÓRICO
No dia 6 de outubro de 1942, um Decreto-Lei do Presidente Getúlio Vargas determinava a criação da então denominada 1ª Companhia Montada de Transmissões, oriunda do 1º Batalhão de Engenharia, no Rio de Janeiro.
A 31 de outubro de 1942, assumiu o Comando da Companhia o Capitão de Engenharia EBENEZER
CABRAL DE MELO, o primeiro comandante nomeado, que teve como primeira grande missão preparar sua organização militar para o deslocamento em direção a Santiago do Boqueirão, no Rio Grande do Sul, cidade esta que acolheria as instalações definitivas do novo quartel. A companhia ficou subordinada à 1ª Divisão de Cavalaria, atual 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Após receber a ordem de embarque e iniciar os preparativos, o contingente da companhia deixou a Estação Alfredo Maia, da estrada de ferro Central do Brasil, no dia 16 de janeiro de 1943, com destino a terra gaúcha.
A chegada em Santiago deu-se no dia 23 de janeiro, após sete dias de viagem, período em que Oficiais e Praças pernoitaram nos próprios vagões da composição férrea. A partir de então, a tropa passou a ocupar as instalações provisórias, em vários pontos da cidade.
Conforme documento publicado no item VII da 3ª parte do BI Nr 24 de 10 de fevereiro de 1943, o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal autorizou o início dos trabalhos de construção do aquartelamento da 1ª Companhia Montada de Transmissões, em terreno doado pela prefeitura.
Finalmente em 11 de abril de 1944, realizou-se a mudança da Companhia, anteriormente acantonada na cidade, para as novas instalações.
O novo quartel não possuía ainda serviços de água, esgoto e luz. Estas dificuldades, aliadas à carência do aconchego familiar e à mudança brusca de ambiente, constituíram-se obstáculos que foram bravamente vencidos por nossos antecessores, numa elevada demonstração de espírito de disciplina, cooperação e sentimento do dever cumprido.
A 1º de julho de 1946, a 1ª Companhia Montada de Transmissões muda sua designação para 11ª Companhia de Transmissões e, em 13 de abril de 1953, face às novas modificações no âmbito do Exército e à estruturação da Arma de Comunicações, passa a chamar-se 11ª Companhia de Comunicações. Essa denominação perdurou até o dia 8 de julho de 2005, quando foi publicada a Portaria nº 503, do Comandante do Exército, transcrita em 20 de julho, que modificou a denominação da nossa organização militar para a atual: 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada.
Por aqui passaram, desde os primórdios, ilustres personagens como o 1° Ten EUCLIDES TRICHÊS, comandante interino desta Companhia em 1944 e que, mais tarde, viria a ser Governador do Estado do Rio Grande do Sul, e o Cap PAULO SCHWINGEL, comandante desta Organização Militar nos anos de 66 e 67 e que chegou ao Posto de General de Divisão. Destacaram-se, ainda, valentes militares que integraram a Força Expedicionária Brasileira, que lutou junto aos Aliados na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, dentre os quais podemos citar o Cb JUVÊNCIO, o Sd FRANCELINO e ainda o Ten BOULANGER e o Sgt BABY, estes dois últimos agraciados com a Medalha de Guerra.
Consta do histórico da Companhia, dentre outras contribuições, no desenvolvimento da região, a construção de uma linha telefônica ligando os municípios de Santiago e São Pedro do Sul, concluída em 1958, e também a valorosa participação na construção da barragem de captação de água da cidade de Santiago.