3º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO (3º BPE)
HISTÓRICO DO 3º BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO (3º BPE)
A história do 3º BPE começou em 16 de fevereiro de 1950, quando foi criada, em Porto Alegre, a 3ª Cia de Polícia do Exército, instalada em outubro de 1950 e provisoriamente acantonada na 1ª Cia de guardas.
Em novembro de 1950, mudou-se para a Praça Argentina (Praça do Portão), ocupando o Quartel mais antigo construído na cidade de Porto Alegre. Em 1959, mudou a denominação para a 6ª Cia de Polícia do Exército e, finalmente, em 21 de agosto de 1969 foi transformada no 3º Batalhão de Polícia do Exército.
No final da década de 60 o Batalhão foi transferido, temporariamente, para o Quartel do extinto 6º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado, no bairro Partenon. No dia 11 de fevereiro de 1970, mudou-se para o atual Quartel no Morro Santa Teresa, local onde se alojara a extinta 6ª Cia Independente de Saúde.
Em 1973, foi agraciado com a insígnia da "Ordem do Mérito Militar", pelo Presidente da República e mais recentemente, em 26 de setembro de 1995, recebeu a denominação histórica "Batalhão Brigadeiro Jerônimo Coelho" e o respectivo Estandarte Histórico como forma de homenagear este militar por sua atuação na administração pública e no campo militar, e também pelo fato de ter nascido na região do CMS.
Tem como missões: Participar de forma eficiente, de operações peculiares à Polícia do Exército, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de Manutenção da Paz e de Defesa Química Biológica Radioativa e
Nuclear (DQBRN), e participar de operações humanitárias e internacionais, de acordo com os interesses do País e Participar do desenvolvimento nacional e da defesa civil, na forma da lei.