Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 Março 2021 08:00

6° BATALHÃO DE COMUNICAÇÕES BATALHÃO PRESIDENTE GEISEL

 ccom1

Figura 1 - Pavilhão de Comando do 6º B Com, fotografia de Marcelo, Bento Gonçalves -RS, 15 JUN 14.

 

HISTÓRICO

 ccom2

Figura 2 - 1º Batalhão Ferroviário, fotografia de Pedro Lira, Bento Gonçalves -RS, 15 FEV 48.

 

Com sede na cidade de Bento Gonçalves-RS, o 6º Batalhão de Comunicações Divisionário foi criado pelo Decreto Presidencial n° 768.592, pelo então Presidente da República ERNESTO GEISEL em 11 de novembro de 1975. Em 9 de julho de 2003, passou a ser denominado 6º Batalhão de Comunicações.

As atuais instalações ocupadas pelo 6º B Com remontam às do 1° Batalhão Ferroviário que, vindo de Santiago-RS, permaneceu em Bento Gonçalves no período de 25 Fev 1943 a 28 Fev 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército que, vindo de Rio Negro-PR, ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 Mar 1971 e 22 Fev 1976.

 

MISSÃO

A missão principal do 6º B Com é instalar, explorar e manter o sistema de comunicações de campanha da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas-RS, utilizando-se de equipamentos de comunicações sofisticados e de militares especializados.

 

DENOMINAÇÃO HISTÓRICA

No dia 5 de fevereiro de 2016, através da Portaria Nr 088, do Comandante do Exército, o 6º B Com recebeu a denominação histórica de "BATALHÃO PRESIDENTE GEISEL”, homenagem justa ao Ex-Presidente e Militar, nascido em Bento Gonçalves-RS, por ter trilhado uma carreira militar exemplar e, finalmente, ter ascendido ao mais alto posto do Executivo em nosso País e, quando em tal cargo, ter determinado a criação desta tradicional Unidade de Comunicações.

 

REESTRUTURAÇÃO

O Batalhão Serrano vem sofrendo profundas mudanças em sua constituição estrutural e em sua subordinação, ampliando significativamente a sua missão. Com a desativação da 6ª Divisão de Exército em outubro de 2014 a subordinação clássica do 6° B Com precisou ser revista.

O Exército Brasileiro através de projetos estratégicos vem buscando a sua transformação para adaptar-se às demandas outorgadas pelos novos tempos. Neste contexto, foram criadas a 8ª Companhia de Comunicações e a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada para integrar, respectivamente, o Sistema de Comando e Controle da 8ª Bda Inf Mtz e da 15ª Bda Inf Mec.

O local escolhido para a criação dos Núcleos das novas Subunidades Independentes foi Bento Gonçalves-RS, mais precisamente no aquartelamento do 6° B Com. Também, neste escopo de transformação do Exército, o atual 6° B Com foi reestruturado, permitindo que os seus meios orgânicos, pessoal e material, mobiliassem as duas novas Companhias, ao mesmo tempo em que a sua nova missão passara a ser o Comando e Controle da 5ª Divisão de Exército.

Atualmente, a 6ª Divisão de exército foi reativada em 7 de fevereiro de 2020, retornando desta forma, a subordinação do 6º B Com a 6ª DE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página