Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 Março 2021 08:00

25° GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA  - BAGÉ/RS

25gac

Sediado em Bagé, o 25º Grupo de Artilharia de Campanha tem sua origem no 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, o lendário "Boi de Botas", comandado diversas vezes por Mallet, patrono da Artilharia. Em 1888, o Império reorganizou o Exército e o "Boi de Botas" ficou desfalcado das 5ª e 6ª Baterias, que se reorganizaram no 4º Regimento de Artilharia de Campanha, com sede em Bagé.

Em 1893, a Unidade participou da Revolução Federalista, na defesa de Bagé. Em 1924, seguiu para São Paulo e Alegrete, em serviço de guerra, para conter a revolução que se iniciava em São Paulo. Novamente em 1930 e 1932, a Unidade participou das revoluções, apoiando a primeira e combatendo a segunda. Em 1942, participou da defesa de Rio Grande. Em 1944, 23 militares do Grupo integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), de reconhecida bravura nos campos da Itália.

Desde 21 de novembro de 1968, o Grupo possui a denominação de 25º Grupo de Artilharia de Campanha. Em 1979, recebeu o batismo histórico de Grupo Leite de Castro, que comandou, na Campanha da Tríplice Aliança, a 6ª Bateria do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, subunidade formadora da nossa OM.

Ao longo da história da OM, mesmo com várias denominações, organizações e dotada de diversos materiais de Artilharia, a coragem e determinação dos militares foi mantida, como daqueles que pertenciam ao "Boi de Botas".

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página