2° Sargento Ricardo Silva
Ricardo Alexandre Carvalho da Silva, nascido em 08 de setembro de 1975, casado com Maristela Fontes da Silva e pai de Kethelen Fontes da Silva, alistou-se para o serviço militar obrigatório no ano de 1993, assentando Praça no ano de 1994 para servir como soldado no 3° Batalhão de Engenharia de Combate, localizado no município de Cachoeira do Sul - RS. Durante seu período de formação básica, demonstrou ser um soldado exemplar, destacando-se por seu espírito de corpo, liderança e camaradagem.
Após ter cumprido o seu respectivo ano de serviço obrigatório, engajou como soldado do efetivo profissional. Sem medir esforços, inscreveu-se para o Concurso de Admissão da Escola de Sargentos das Armas, a qual logrou êxito e foi incorporado no ano de 1996 como Aluno. Durante o seu período de formação continuou demonstrando ser um militar exemplar, formou-se como 3° Sargento da Arma de Engenharia no ano de 1997.
Após sua formação e com uma boa colocação ao término do curso da ESA escolheu servir mais uma vez no 3° Batalhão de Engenharia de Combate, onde permaneceu até o ano de 2000. Em setembro do mesmo ano, o Sgt Ricardo Silva concluiu o curso da escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro- RJ, com uma excelente colocação. Posteriormente, em outubro, foi transferido para o CPOR/PA. Após se apresentar, foi indicado para o curso de Windows Word no 1° CTA, em uma turma especial deste centro. O 3° Sargento Ricardo Silva continuou demonstrando sua eficiência como militar, e em sequência foi designado como Monitor e Encarregado de Material do curso de Engenharia, função que desempenhou entre os anos de 2001 e 2006. Neste período, o militar também desempenhou a missão de chefe do Pelotão de Obras, logrando êxito e contribuindo com a construção de várias instalações, tendo como destaque toda a estrutura em frente ao Setor de Aprovisionamento da OM. O local foi denominado de Ricardo Silva em sua homenagem.
Em 2004, recebeu a Medalha de Bronze por completar 10 anos de bons serviços prestados ao Exército Brasileiro. Logo, o 3° Sargento Ricardo Silva foi promovido por merecimento à graduação de 2° Sargento. Durante sua carreira militar, se destacou como um ótimo atirador e um exímio atleta, tendo suas menções e conceitos em nível excepcional no Teste de Aptidão Física (TAF) e no Teste de Aptidão no Tiro (TAT).
Almejava servir em uma unidade de selva, e em 2006 foi transferido para o 23º Batalhão Logístico de Selva, localizado em Marabá - PA. Antes de sua viagem para selva, em um dia chuvoso que antecedia o dia dos pais daquele ano, o 2° Sargento Ricardo Silva, que visitaria sua família em Cachoeira do Sul - RS, acabou sofrendo um acidente onde foi atingido por um veículo, enquanto conduzia sua motocicleta, vindo à óbito no mesmo dia.
No dia 11 de agosto de 2006 por volta das 17:20 horas, a família militar de Porto Alegre – RS, e o Exército Brasileiro, despedia-se do 2° Sgt Ricardo Silva. Militar íntegro, dedicado e que sempre procurou honrar as tradições e valores da farda verde-oliva.