1ª Companhia Engenharia de Combate Mecanizada
Com a reformulação do Exército nos anos 60, o 26º Grupo de Artilharia de Campanha (26º GAC) foi transferido de São Borja-RS para a cidade de Guarapuava - PR, levando consigo todo o pessoal e o material.
As instalações vazias foram divididas e ocupadas por militares do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada e seus familiares. Cerca de 30 famílias de militares moraram até o ano de 1985 no antigo aquartelamento do 26º GAC.
Em 1985, inicia-se a desocupação das instalações do aquartelamento com a construção de uma Vila Militar e em 19 de dezembro do mesmo ano, através da Portaria Ministerial nº 083, é criada a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada.
Com o apoio da Comissão Regional de Obras – 3, começam as obras de reforma e adequação das instalações que sediariam a Companhia de Engenharia.
Desde sua criação até os dias de hoje, a Companhia José Fernandes de Souza Doca desempenha importante papel junto à comunidade, formando soldados e aprimorando cidadãos, além de desempenhar exemplarmente sua missão principal de apoiar a mobilidade, a contramobilidade e contribuir para a proteção neste município, em cidades limítrofes e até mesmo no exterior (por ocasião das operações de manutenção da paz das nações unidas em Honduras, Angola e Haiti), caracterizando-se como fator multiplicador do poder de combate da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, e consequentemente do Exército Brasileiro.
Destarte, é possível verificar facilmente que nossa Organização Militar, apesar de muito jovem no âmbito da força terrestre, está cercada de história, valores e tradições, pois muitos já passaram por aqui, outros virão; e aqueles que hoje servem nesta gloriosa Organização Militar têm a convicção de que continuarão honrando esses valorosos conhecimentos institucionais.