6º Batalhão de Engenharia de Combate
Santa Maria (RS) - O 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb), “Batalhão José Carlos de Carvalho”, foi criado em 1º de abril de 1943. Inicialmente, e de forma provisória, instalou- se no quartel do 1º Batalhão de Engenharia, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, organizando- se em pessoal, material e equipamento.
No final de maio do mesmo ano, seguiu do Rio de Janeiro para Porto Alegre por via ferroviária, chegando à capital gaúcha em 2 de junho do mesmo ano, ocupando as atuais instalações do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas – Regimento Osório.
Em 1947 teve sua denominação modificada para 6º Batalhão de Engenharia, e em 30 de novembro de 1958 recebeu sua atual denominação.
Em 31 de outubro de 1968 foi transferido para a cidade de São Gabriel, “A Terra dos Marechais”, passando a ocupar as instalações do extinto 3º Regimento de Cavalaria Motorizado, o mais antigo do Rio Grande do Sul, cuja construção remonta o ano de 1846. No entanto, ao longo da existência do "Quartel Velho", consagraram-se nele uma plêiade de valorosos e brilhantes Oficiais do Exército Brasileiro, com larga projeção de serviços prestados ao país. Devido a essa gama de Oficiais que de uma forma ou de outra estiveram integrados ao "Quartel Velho", este foi denominado de "Caserna de Bravos", por onde passaram Sampaio, Mallet e Osório, heróis da história do Exército Brasileiro.
A 17 de julho de 1981, o 6º BE Cmb recebeu a designação histórica “Batalhão Tenente- Coronel José Carlos Carvalho”, em homenagem ao Chefe da Comissão de Engenheiros, na Guerra do Paraguai, cujos feitos inspiram e estão retratados em seu Estandarte Histórico, aprovado a 31 agosto de 1989.
Além disso, também pela história rica, coroada de êxito, construída por militares abnegados, que perpetuaram a tradição e as virtudes, o 6º BE Cmb é reconhecido no seio da Força Terrestre como a “Caserna de Bravos”.