Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 06 Agosto 2020 12:43

CURSO DE ARTILHARIA DO CPOR/PA

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre possui como objetivo promover a formação de oficiais que desempenhem função de comando dentro das particularidades de cada arma. Na Artilharia, o foco é a formação de oficiais voltados ao apoio de fogo terrestre, compondo a Artilharia de Campanha. Cada quartel possui sua peculiaridade de armamento, podendo ser canhões, mísseis, obuseiros etc. A principal função desempenhada por essas tropas será o apoio às armas bases, possibilitando o êxito das missões. Alunos do CPOR são formados com o objetivo de poder exercer funções de grande importância, entre elas a de Observador Avançado, Adjunto da Central de Tiro e Comandante da Linha de Fogo. O Observador Avançado tem como função observar as zonas de alvos informando as variações dos tiros para o ajuste e cálculos que são feitos pela Central de Tiro. A Central de Tiro é responsável por todos os cálculos que envolvem o tiro (carga das munições, elevações, derivas etc.). A Linha de Fogo são as tropas adestradas para efetuarem o tiro das Peças, recebendo as informações da Central de Tiro, terão como função aplicar as informações nas Peças, garantindo que sejam feitos os procedimentos corretos para a realização dos tiros.

cart1

Alunos prontos para Salva de Gala para o Governador – uma das atividade do ano letivo desempenhas pelos alunos do C Art.

 

cart2

Observador avançado fazendo a observação em um GB (Goniômetro-Bússola)

 

Atividades da Artilharia no CPOR PA ao decorrer do ano:

Inopinados (Manda Bala): Neste exercício o aluno é colocado em situação de combate. O militar recebe uma missão em um dia inesperado, normalmente quando está pronto para ir para sua casa. São testados os conhecimentos de cada aluno, principalmente dos alunos que estiverem em funções de comando, como: Comandante de Bateria, CLF (Comandante da Linha de Fogo), CP (Chefe de Peça) e O Rec (Oficial de Reconhecimento). Apesar disso, todos alunos são bastante cobrados durante esse exercício pois é a simulação do combate. Nesses exercícios inopinados é posto em prática o conhecimento do aluno em relação à pontaria recíproca, verificação de feixe, entrada em posição da peça, amarração da pontaria e as funções de cada servente na peça.

cart3

Alunos durante o inopinado, em 2019, empurrando o obuseiro que havia atolado juntamente com a Vtr 5 ton

 

O Poema “Se” simboliza o orgulho dos pertencentes à Arma de Artilharia.

Poema “Se”

Se o tiro não comandas com justeza !
 inteligência e máxima presteza,
para ceifar os campos com a metralha,
que ao inimigo as cargas estraçalha

Se não mereces por um só instante,
o inabalável crédito do infante
do blindado ou do nobre cavaleiro;
Se te amargas saber que o artilheiro
da vitória se torna trunfo de ouros
para que outros vão colher-lhe os louros

Se algo existe que o ânimo de impeça
de abraçado morrer à tua peça
em holocausto à Pátria inesquecível;

Se não te escudas numa calma incrível

 

cart4

Poema “SE” sendo entoado por um dos alunos

 

Instruções: Um dos trabalhos que mais diferencia a Artilharia dos outros cursos no CPOR é o ensino híbrido, onde é composto por instruções EAD e instruções presenciais. Onde as instruções EAD são para dar um norte ao aluno e as instruções práticas são para massificar o conhecimento. As instruções EAD são de até no máximo 15 minutos, fazendo com que o aluno não perca tempo do seu dia, podendo muitas vezes assistir essas videoaulas no caminho para a casa ou no caminho para o CPOR. Comprovadamente o melhor método de ensino, o ensino híbrido ajuda demais os artilheiros, fazendo com que os mesmos tenham um bom rendimento ao longo do ano.

cart5

Tiro de Artilharia, o resultado do aprendizado anual

 

Campo da artilharia: Nesta atividade o aluno de artilharia executa o tiro real com o obuseiro 105mm. São postos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. Todos os alunos executam o tiro real e, nesse campo, acontece um rodízio de funções, ou seja todos os alunos serão CLF, CP etc. Visando massificar o conhecimento de cada função e adestrar ainda mais a tropa.

cart6

cart7

cart8

cart9

registrado em:
Fim do conteúdo da página