Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 06 Agosto 2020 12:43

krup c28 1

CARACTERÍSTICAS

krup c28 2

História e Desenvolvimento

O Canhão C28 modelo 1908 é um canhão de campanha de calibre 75mm foi fabricado na Alemanha pela empresa Krupp.

Diante da evolução dos meios bélicos navais na passagem do século XIX para XX, tornou-se imperioso, no Brasil posicionar canhões de longo alcance que 

evitassem a aproximação de navios de guerra que pudessem ameaçar a então capital do país. O ponto escolhido foi a ponta da Igrejinha, na extremidade de Copacabana.

Para esse fim, foi apresentado projeto pelo então Major Tasso Fragoso, que previa originalmente a instalação de obuseiros. Entretanto, o fornecedor do equipamento, a Krupp, convenceu o então presidente da República Brasileira, Marechal Hermes da Fonseca, de que seria mais adequado instalar no local canhões de tiro rápido e longo alcance, o que foi aceito.

Após a Primeira Guerra Mundial, os aliados reduziram a produção de aço da empresa e proibiram que ela fabricasse munições. Concentrando-se na produção de artigos para tempos de paz, Gustav Krupp reconstruiu a companhia. Mas durante o governo de Adolf Hitler, a família Krupp voltou a fabricar armas, com destaque para a fabricação dos grandes canhões Schwerer Gustav.

krup c28 3

Emprego no Brasil

O Krupp foi utilizado pela primeira vez no Brasil na Guerra de Contestado, onde o conflito era de disputa por uma região rica em erva-mate perto de Santa Catarina e Paraná.

Em 1937 o Brasil fechou um acordo com a Alemanha onde eles encomendaram 1180 peças de artilharia. Porém, o começo da Segunda Guerra fez com que essa entrega atrasasse muito. Primeiramente ela ficou para no Porto de Lisboa e ficou lá até a intervenção do Departamento de Guerra dos Estados Unidos junto às autoridades inglesas. Por conta disso, apenas 64 unidades foram entregues para o Brasil, as outras acabaram ficando no território Europeu.

krup c28 4

Munição

Para carregar a munição do Krupp era necessário um reboque. Com isso, os militares tinham uma facilidade para o transporte da munição sem ter que carregar muito peso nas próprias mãos ou em mochilas pesadas. Ele foi fabricado em 1939 pela Fried Krupp na Alemanha. Ele possuía uma guarnição de 2 homens e podia também ser acoplado em veículos e cavalos, para facilitar o seu transporte.

krup c28 5

O tipo de munição que era usado no Krupp era de Anti-carro e tiros de salva. Ele costumava ser empregado em campos e em montanhas e conseguia executar de 8 a 12 tiros por minuto.

 krup c28 6

registrado em:
Fim do conteúdo da página