1º SGT ROBERTO CZREMETA
Natural de Ponta Grossa-PR, nasceu em 19 de agosto de 1980, filho de Demétrio Czremeta e Eliane Martins Czremeta. Incorporou na Marinha do Brasil em 26 de janeiro de 1998, através do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa, da Escola de Aprendizes de Marinheiros, localizada em Florianópolis-SC. Após a conclusão do Curso, em 13 de dezembro de 1998, foi designado para o Navio-Balizador Comandante Varella onde serviu como Marinheiro até junho de 2001. Posteriormente, foi transferido para a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre-RS permanecendo até sua aprovação no concurso de admissão do Curso de Formação de Sargentos das Armas. Foi matriculado em 4 de fevereiro de 2002 na Escola de Sargentos das Armas e classificado, por término de curso, em dezembro do mesmo ano, no 8º Esqd C Mec, Porto Alegre-RS.
Em maio de 2004 compôs o primeiro contingente brasileiro na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH). Nesta oportunidade, conduziu com sobriedade e muito profissionalismo as missões do 2º Grupo de Combate do 2º Pelotão de Fuzileiro Mecanizados da 4ª Companhia de Força de Paz liderando seus homens com garra e determinação. Ainda no 8º Esqd C Mec, desempenhou as funções de comandante de pequenas frações e adjunto de pelotão, destacando-se sempre pelo seu arraigado espírito de cumprimento de missão, criatividade, inteligência, comprometimento e lealdade, correspondendo plenamente à confiança e expectativa nele depositadas.
Foi nomeado monitor do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre em dezembro de 2006, participando ativamente na formação dos futuros oficiais da reserva do Exército Brasileiro durante os anos de 2007 a 2010. Neste último ano, fruto de seu excelente trabalho e dedicação, foi promovido, por merecimento, à graduação de 2º Sargento.
Apresentou-se em janeiro de 2011 na mais antiga organização militar de Cavalaria do Exército Brasileiro: o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas. Nele, destaca-se na função de auxiliar de 2ª Seção, sendo responsável pela segurança orgânica do Regimento e pela guarda das Lanças Históricas do Marechal Manoel Luis Osorio, legado atribuído a este Regimento. Integrou a equipe de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército, atuando na região do litoral norte do Rio Grande de Sul e na cidade de Porto Alegre. No exercício dessas funções, evidenciou atributos como integridade, lealdade, organização, iniciativa, discrição e prontidão.
No ano de 2012, concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos com aproveitamento “excepcional”. Em 2015, foi designado para o Gabinete de Segurança Institucional do Presidente da República em Porto Alegre, exercendo a função de Agente de Segurança Pessoal. Nesta função, proveu a segurança da Presidente Dilma Roussef e seus familiares durante um ano retornando ao Regimento Osorio em dezembro de 2016. Em junho de 2018, foi promovido, por merecimento, à graduação de 1º Sargento.
Motivado suas características pessoais e inquietude positiva, buscou sempre o auto-aperfeiçoamento, concluindo o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Faleceu em 8 de julho de 2021, como um verdadeiro Soldado, no cumprimento do dever, provendo a segurança da sociedade brasileira, durante a destruição de explosivos apreendidos em Operação de Fiscalização de Produtos Controlados em conjunto com outros Órgãos de Segurança Pública.
Combateu o bom combate, acabou a carreira e guardamos sua fé, em seu exemplo e inspiração. Que o Grande Arquiteto sempre ilumine e guarde sua esposa Carine, sua filha Sophie e amigos.
Caro CZ, fraterno abraço.