Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 06 Agosto 2020 12:43

Antônio João Ribeiro

antjoao1

Antônio João Ribeiro, ou somente Antônio João, como é mais conhecido, foi um militar do Exército Brasileiro responsável por um dos mais memoráveis exemplos de coragem, grandeza moral e desprendimento com a própria vida em prol da defesa do solo de sua pátria.

Nascido em 24 de novembro de 1823, na Vila de Poconé, no Mato Grosso, Antônio João ingressou no serviço militar como voluntário no Batalhão de Caçadores em 1841, onde deu o início de sua brilhante carreira, galgando as graduações de cabo e sargento. Foi lá também onde desenvolveu seu valor profissional no dia-a-dia e forjou seu caráter, atributos que, além de seus méritos evidenciados ao longo da carreira, fizeram-no chegar ao posto de alferes em 1852 e posteriormente ao oficialato, sendo promovido a 1° tenente em 02 de dezembro de 1860, quando foi comissionado como comandante da Colônia Militar de Dourados.

Foi na Colônia Militar de Dourados que Antônio João protagonizou um dos mais heroicos e honrosos momentos da história do Exército Brasileiro. Durante a Guerra da Tríplice Aliança, em 28 de dezembro de 1864, a notícia de que tropas inimigas em quantidade muito superior ao efetivo da guarnição presente chegou à Colônia. Embora suas chances serem quase inexistentes, o Comandante da Colônia Antônio João decidiu juntamente com seus homens que não recuariam e manteriam posição. Após informar aos seus superiores de sua posição e situação, cunhou a frase que o tornaria inspiração para as gerações que o sucederiam: “Sei que morro, mas meu sangue e de meus camaradas servirão de protesto solene contra a invasão do solo de minha Pátria”. Enfrentando cerca de 200 paraguaios com apenas 14 homens, o então Tenente Antônio João veio a falecer junto a seus homens, deixando marcado na história aquele dia em que demonstraram alguns do mais valiosos valores não só militares, mas cívicos, como a coragem, espírito de cumprimento de missão, amor à Pátria e ao Exército.

antjoao2

Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, na Praia Vermelha – Rio de Janeiro.

antjoao3

Tenente Antônio João retratado no momento em que fora atingido. Retratado no Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados, na Praia Vermelha.

antjoao4

Medalha de inauguração do monumento em homenagem aos heróis de Laguna e Dourados. Na medalha estão representados o Tenente Antônio João e o Coronel Camisão.

Como forma de reconhecimento aos seus atos e ao sacrifício da própria vida, por meio do Decreto n° 85.091, de agosto de 1980, Antônio João foi escolhido como Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais. Os militares oriundos desse Quadro são sargentos e subtenentes que têm a possibilidade de galgar os postos de 2° tenente até capitão, seja pelo reconhecimento de méritos incontestáveis ou por sua larga experiência na Força. Como função, os oficiais QAO desempenham tarefas importantes nas Circunscrições e Delegacias do Serviço Militar e, além disso, exercem funções em atividades das áreas de Administração Geral, Material-Bélico, Músico, Topógrafo, Serviço de Saúde e Auxiliar de Estado-Maior Pessoal.

antjoao5

Símbolo do Quadro Auxiliar de Oficiais

A prefeitura de Poconé, cidade onde o Ten Antônio João nasceu, organiza anualmente a semana alusiva ao seu herói que vai do dia 22 ao dia 28 de novembro, realizando diversas atividades culturais e esportivas como forma de manter vivo na memória de todos os feitos e os valores desenvolvidos por ele. Junto a isso, prefeitura de Dourados aprovou e sancionou em 1985 a Lei nº 1369 que cria a Medalha “Herói Nacional Tenente Antônio João Ribeiro”. Lei n° 1369 de 1985.pdf.

Ainda no campo das homenagens ao Ten Antônio João, hoje o 10° RC Mec, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, é chamado de Regimento Antônio João em agraciamento ao herói, visto que este fazia parte da Arma de Cavalaria.

Além disso tudo, basta procurarmos no Google Maps que é possível localizar ruas chamadas Tenente Antônio João em diversas cidades espalhadas pelo Brasil, como Canoas e Joinville, São Leopoldo, entre outras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página