MONUMENTO 12 HERÓICOS ARTILHEIROS
No dia 9 de dezembro ocorreu no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA) a inauguração do Monumento aos “12 Heróicos Artilheiros”. O monumento é uma homenagem aos 12 jovens militares deste Centro, alunos do Curso de Formação de Oficiais da Reserva de 1953, que, em 24 de janeiro daquele ano, perderam a vida na explosão acidental de uma mina terrestre, durante uma instrução no aquartelamento. Esse foi o maior acidente com vítimas já registrado em instruções militares no Exército Brasileiro.
Na ocasião também foram homenageados o Sr General Geraldo Antonio MIOTTO (in memorian), antigo Comandante Militar do Sul e Comandante do CPOR/PA, e o Sr 2º Tenente R/2 Werner Mabilde DULLIUS (in memorian), o “mecenas” que possibilitou a construção do referido monumento.
Contamos com a presença de sobreviventes do acidente, o Sr Egon Erich HENNING e o Sr Milton GOEBEL, ambos Tenentes R2 da turma de Artilharia de 1953, além de familiares dos 12 Heróicos Artilheiros.
Participaram do evento o Sr General de Divisão Rolemberg Ferreira da CUNHA, Comandante da 6ª Divisão de Exército, Oficiais Generais e o Sr Coronel de Cavalaria Jorge Wilson da Silva BOABAID, Comandante do CPOR/PA, dentre outras autoridades civis e militares.
registrado em:
Notícias