Quem foi o Marechal SALVADOR CÉSAR OBINO? Primeiro Comandante do CPOR/PA
Nascido no dia 12 de fevereiro de 1886, em Bagé, SALVADOR CÉSAR OBINO era conhecido por sua humildade e postura impecável, sendo muito respeitado pelos seus pares, superiores e subordinados. Iniciou sua vida militar na Escola Preparatória e de Tática de Rio Pardo (Rio Pardo-RS) e, em 14 de fevereiro de 1908, foi declarado Aspirante à Oficial da arma de INFANTARIA egresso da Escola de Guerra de Porto Alegre (Porto Alegre-RS). Com o anseio de permanecer se aperfeiçoando, o então 2º Tenente Salvador César Obino ingressou na Escola de Artilharia e Engenharia do Realengo (Rio de Janeiro-RJ), onde concluiu o curso de oficiais de ARTILHARIA em 21 de fevereiro de 1910.
Após passar por seis Organizações Militares de Artilharia e pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Rio de Janeiro-RJ), foi designado, em consonância com a iniciativa do então Capitão Correia Lima, para organizar e comandar o CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE PORTO ALEGRE (CPOR/PA). O então Cap Art Salvador César Obino comandou esta Unidade Militar de 02 de março de 1928 a 29 de março de 1929, a qual tinha a denominação de Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da 3ª Região Militar (tendo sua data de criação 31 de janeiro de 1928).
Salvador César Obino assumiu, também, ao longo de sua carreira, funções de destaque como a de Chefe do Estado Maior da 3ª Região Militar, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAO), Diretor de Ensino do Exército, Comandante da 1ª e da 3ª Região Militar, Chefe do Estado Maior do Exército (EME), Presidente do Clube Militar, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Presidente da Comissão Militar Mista Brasil-Estados Unidos e Comandante da Zona Militar do Sul (atual Comando Militar do Sul). Além disso, foi um dos quarenta primeiros oficiais agraciados, no Grau Comendador, com Ordem do Mérito Militar.
No período de instabilidade ocasionado pela Segunda Grande Guerra, percebeu-se a necessidade dos países se prepararem para eventos futuros. Com essa motivação, o então General OBINO, enquanto Presidente da Comissão Militar Mista Brasil-Estados Unidos, assumiu o ideal de organizar uma escola que tivesse a mesma função das escolas norte-americanas a nível do Estado Maior das Forças Armadas. Desta maneira, surgiu a ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG), que até hoje se mantém preocupada com a preparação de militares e civis para a segurança e desenvolvimento da nação brasileira.
Apesar de seu posicionamento ativo perante situações marcantes da história, o Mal Salvador César Obino conseguiu galgar todos os postos do Exército, nunca perdendo o seu ideal e aspecto digno perante os demais. Com sua ilustre trajetória, ele serve de exemplo a todos os cidadãos brasileiros, merecendo as homenagens que lhe foram concedidas, como não só ter uma pintura sobre sua vida (CPOR/PA), mas também ter seu nome colocado em uma rua (Rio de Janeiro-RJ), em um auditório (ESG) e em uma escola de formação (CPOR/PA).