Apollo 102 anos - O Brasileiro mais condecorado da II Guerra Mundial
A data de 9 de fevereiro de 1918 marca o nascimento do Major de Infantaria do Exército Brasileiro, APOLLO MIGUEL REZK, herói da II Guerra Mundial que faria 102 anos.
Oficial oriundo do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro - turma de 1939 - convocado para integrar a Força Expedicionária Brasileira na II GM, embarcou para a Itália em 20/9/1944, no segundo escalão da FEB, como integrante do 1º RI - Regimento Sampaio - e transformou-se no militar brasileiro mais condecorado em ações de guerra no teatro de operações da Europa.
Entre outras missões, comandou um pelotão de fuzileiros nos ataques a Monte Castelo (12/12/1944 e 21/02/1945) e conquistou La Serra (24/02/1945) em apoio à 10ª Divisão de Montanha norte-americana.
Do nosso governo recebeu quatro comendas: Medalha de Sangue (por ferimento em combate), Cruz de Combate de Primeira Classe (em ouro), Medalha de Campanha e Medalha de Guerra. Dos Aliados, especificamente do governo dos Estados Unidos, foi agraciado com a Distinguished-Service Cross (por extraordinário heroísmo em combate, único brasileiro a recebê-la) e a Silver-Star, por suas ações na tomada de Monte Castelo.