Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 30 Março 2021 08:00

Metralhadora Antiaérea - M45 “Krautmower” - QUADMOUNT

 

 

A metralhadora M45 QUADMOUNT era uma montagem de arma consistindo em quatro armas de Calibre .50 Metralhadoras M2 “Browning”, montadas em pares em cada lado de uma torre que era movida a eletricidade. Desenvolvida pela “W. L. Maxson Corporation”, foi projetada com o intuito de substituir a montagem dupla da M33 anterior, também fabricada pela Maxson. Apesar de ser projetada como uma arma antiaérea, também foi empregada contra alvos terrestres em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial, permanecendo em serviço nos Estados Unidos até a Guerra do Vietnã.

Com o intuito de desenvolver uma arma antiaérea móvel, diversos suportes de metralhadora dupla foram testadas, entretanto, a montagem da torre Maxson M33 foi a preferida. Também testada em 1942 em um Tanque Leve M3 no lugar da torre do tanque, o projeto não avançou.

Mesmo com a produção dos veículos MGMC em andamento, havia necessidade de se aumentar o poder de fogo do M33, assim como sua cadência. Surgiu assim a montagem do M45 QUADMOUNT, que logo se tornou arma principal de batalhões de artilharia antiaérea. Esses batalhões forneceram defesa aérea inestimável para unidades muito maiores, especialmente a artilharia de campanha. As unidades M45 QUADMOUNT serviram como forte defesa contra os aviões de guerra inimigos, pois, além de possuir agora um alto poder de fogo, suas metralhadoras podiam convergir em um único ponto a uma distância considerável. Os suportes para as metralhadoras M2 surgiram pois sua cadência para uma única arma antiaérea era muito baixa.

Quando em posição de tiro, para obter maior estabilidade, suportes especiais eram baixados em cada canto do reboque. O trailer continha baterias para fonte de alimentação do canhão antiaéreo e um carregador para elas.

O M45 é operado por dois carregadores e um artilheiro. É possível percorrer 360 graus completos com a arma, com elevação angular entre -10 e +90 graus. Todas as quatro armas podem disparar ao mesmo tempo, porém, era comumente utilizado o par superior de armas e, em seguida, o par inferior, permitindo o resfriamento enquanto o outro par era utilizado. Cada baú de munição M2 continha cerca de 200 cartuchos cada, enquanto um baú de munição do M45 continha até dez vezes mais cartuchos quando comparado com o baú individual da metralhadora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página