13ª COMPANHIA DE COMUNICAÇÕES MECANIZADA
13ª CIA COM MEC HISTÓRICO
Com sede na cidade de São Gabriel-RS, foi criada devido ao desdobramento do 3º Batalhão Motorizado de Transmissões, em 12ª e 13ª Cia Trans, em 31 de outubro de 1942.
As instalações ocupadas pela 13ª Cia Com Mec remontam às do 4° Batalhão de Infantaria que permaneceu em São Gabriel no período de 1884 a 1910, quando foi substituído, sucessivamente, por várias unidades da Arma de Infantaria, Artilharia, Engenharia e Cavalaria, até que em 9 de Julho de 1945 o Decreto nº 19.121, do então Presidente da República GETÚLIO VARGAS, criou o 3° Batalhão Motorizado de Transmissões (publicado no Diário Oficial da União de 9 de Julho de 1945), originário da 14ª Companhia Transmissões Independente, vinda de Natal-RN, após o término da 2ª Grande Guerra Mundial, tendo como sede definitiva a cidade de São Gabriel e ocupou o aquartelamento entre Nov 1945 e 20 Dez 1946.
No final do ano de 1946, o 3º Batalhão Motorizado é desmembrado e são criadas as 12ª e 13ª Companhia de Transmissões, esta permanecendo na cidade de São Gabriel na Praça Forte e a primeira sendo deslocada para a cidade de Alegrete.
Desde a sua criação, a 13ª Companhia de Transmissões trazia em seus boletins e documentos a inscrição “Quartel no Forte Caxias” e “Quartel no antigo Forte Caxias”, mantendo a tradição das OM que a antecederam e homenageando o velho forte.
Em 1953, acompanhando o surgimento da nova arma, a unidade passa a chamar-se 13ª Companhia de Comunicações e em 2005 é acrescentado à sua denominação a expressão “Mecanizada” e ao Estandarte Histórico, o símbolo de OM Mecanizada.
MISSÃO
A missão principal da 13ª Cia Com Mec é instalar, explorar e manter o sistema de comunicações de campanha da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - com quartel-general em Bagé-RS, utilizando-se de equipamentos de comunicações sofisticados e de militares especializados.
Para o cumprimento da sua missão a Companhia conta com um efetivo aproximado de 220 militares. Cerca de 15 oficiais, 58 subtenentes e sargentos e 137 cabos e soldados. Hoje, os soldados que incorporam anualmente são recrutados nos municípios de São Gabriel, Caçapava do Sul, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul.
Além de São Gabriel, a área de responsabilidade da Companhia abrange mais três municípios da região: Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento.
DENOMINAÇÃO HISTÓRICA
No dia 8 de junho de 1999, a 13ª Cia Com Mec recebeu a denominação histórica de “Companhia Praça Forte de Caxias”, num reconhecimento à importância do local e como homenagem justa ao Patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias, que viveu na Terra dos Marechais um período conturbado da história e foi, sem dúvida, um dos responsáveis pela manutenção da integridade do território brasileiro.
O Comandante do Exército através da Secretaria - Geral do Exército, ouvindo o Centro de Documentação do Exército, resolve conceder à 13ª Companhia de Comunicações, “COMPANHIA PRAÇA FORTE DE CAXIAS”, com sede na cidade de São Gabriel - RS, o estandarte histórico, constante do modelo anexo, com a seguinte descrição heráldica:
ESTANDARTE HISTÓRICO
“Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de azul-celeste, cor representativa da Arma de Comunicações. Em abismo, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro, sobreposto por uma coroa de Duque, de ouro, cravejada de esmeraldas e rubis; primeiro campo, de verde-claro, carregado com um grifo, de roxo, peça contida no brasão de armas do Duque de Caxias, representativa da família Silva, na evocação do então Barão de Caxias, que, em 1843, determinou a construção de um forte, em São Gabriel, o qual passaria a ser conhecido como “Praça Forte de Caxias”, de grande importância estratégica para a pacificação da Província do RGS, assolada pela Revolução Farroupilha; segundo campo, de branco, ostentando, em suas cores, o símbolo da Arma de Comunicações; terceiro campo, de azul- celeste, contendo, em prata e amarelo, o perfil da planta original do forte, de 1843, posteriormente chamado de “Praça Forte de Caxias”, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, por ser um memorável sítio histórico, onde, há mais de meio século, se sedia a 13ª Cia Com. Envolvendo todo o conjunto, a denominação histórica “Companhia Praça Forte de Caxias”, em arco e de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrito, em caracteres de ouro, a designação militar da OM”.
13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, a partir do ano de 2005.